sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Química - Que ciência é esta?



Talvez esta seja a maior preocupação dos calouros que optam pelo estudo desta ciência. É muito comum, a maioria das pessoas imaginarem que o estudante de química é + um maluco! Isso mesmo, maluco!


Acreditem, de químico e de louco todos têm um pouco... a frase parece batida, mas é verdadeira.


Bom, vamos devagar. Primeiro as explicações para este comentário.


1. A química é uma ciência que estuda a matéria e as suas transformações. Podemos chamar de matéria tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, tudo que está ao seu redor, incluído o ar que você respira é matéria... por tanto, é QUÍMICA também. Os químicos podem então, estudar todas as coisas, sua composição, suas transformações e aplicações. Isto torna esta ciência muito GERAL, o aluno que opta pelo curso de química ou engenharia química possui uma formação acadêmica muito ampla e mais tarde, ou mesmo durante o curso deverá buscar uma especialização.




2. Se você optou por este curso acostume-se a ser chamado de doido. Não que o título nos caiba. Porém para estudar química, todo o tempo precisamos muito usar a nossa imaginação e criatividade, pois lidamos com o estudo de partículas muito pequenas, impossíveis de serem vistas a olho nú.




3. A química é a ciência do cotidiano. Mesmo os leigos, estudam química diariamente, ou usam dos seus conceitos para a explicação de fenômenos simples, do dia-a-dia. Como por exemplo: retirar uma mancha de gordura de um tecido, cozinhar, fazer um chá para uma dorzinha de barriga e etc.




Por tanto, não se preocupe e bem vindo ao clube dos loucos.


A profissão de Engenheiro Químico abrirá a você um leque de opções para a sua atuação profissional:


- Laboratório de análises;


- Tratamento de Efluentes;


- Tratamento superficiais de metais;


- Metais, cerâmica e plásticos;


- Planejamento e projeto de indústrias químicas;


- refino de combustíveis;


enfim, são apenas algumas opções.


Você se descobrirá com o tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário