segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Polietileno - Materiais Plásticos I - Engenharia de Plásticos

Este foi o video apresentado em nossa primeira aula de Materiais Plásticos I, que tem como tema o polímero Polietileno que será alvo do nosso estudo este mês.

Muitas descobertas na química foram completamente acidentais. A descoberta deste polímero não foi diferente. O químico alemão Hans von Pechmann (1898) foi o primeiro cientista a produzir uma cera parecida como o que conhecemos hoje por polietileno. Em 1933 Eric Fawcett e ReginaldGibson, químicos da ICI Química produziram também acidentalmente o polietileno a partir de uma mistura de etileno e benzaldeído a pressões e temperaturas elevadas. Entretanto, estes cientistas não conseguiram reproduzir o experimento pois, alegaram qua a mistura teria sido contaminada com oxigênio.

Mais tarde, em 1935 Michael Perrin também químico da ICI conseguiu reproduzir o experimento dos cientistas anteriores, e verificou que a produção do polímero realmente requer quantidades maiores de oxigênio.

Em 1939 iniciou-se a produção industrial deste polímero que hoje é comercializado em todo o mundo nas mais diversas aplicações.

Agora é a sua vez de participar. Na sua opinião, o que faz do polietileno um polímero tão versátil, com diversas possibilidades de aplicações?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário