quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Polímero 100% Biodegradável Brasileiro é considerado uma das 10 melhores inovações pela revista EXAME.


O Ecobrás® é um polímero 100% biodegradável e compostável desenvolvido no Brasil pela Basf. É composto de Ecoflex® e amido de milho modificado. O Ecoflex® é um copolímero formado por três monômeros 1,4-butanodiol; ácido adipco e ácido tereftálico.
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, o desenvolvimento dos polímeros biodegradáveis tem crescido nos últimos anos. Assim como o Ecobrás, esta classe de polímeros, após o descarte no solo, é consumida por microrganismo contribuindo para minimizar o volume de plásticos no meio ambiente. Os plásticos convencionais podem levar até 500 anos para serem degradados completamente, já os biodegradáveis podem levar no máximo 10 anos. Segundo a Basf o Ecobrás pode levar até 4 semanas para ser degradado em solo a uma temperatura de 55ºC.
Monômeros do Ecoflex


Sacolas plásticas e outros produtos, por exemplo folhas de decomposição, feitos de polietileno (PE), têm entrado no mercado como “degradáveis” ou “bio- uv ou oxo -degradáveis” e algumas vezes até mesmo “compostáveis”. A tecnologia por trás é baseada em aditivos especiais (master batch) que, se incorporados às resinas-padrão de PE, servem para acelerar a degradação dos produtos em filme (principalmente
sacolas plásticas). Entretanto, essa tecnologia e os produtos não são novos e, desde sua primeira aparição no mercado nos anos 80, muitas dúvidas surgiram de como esses
produtos cumprem o que prometem.
Esses aditivos “aceleradores” da decomposição têm base em metais iônicos, que aumentam a taxa de degradação dos PEs. Alguns desses componentes são substâncias perigosas pois causam efeitos adversos ao homem e ao meio ambiente.
Alguns, durante o processo de fragmentação, ainda que em pequenas quantidades, são depositados no meio ambiente e,em conseqüência, liberam substâncias bio-acumulativas.
Tais dúvidas ainda existem atualmente. A European Bioplastics, organização internacional para bioplásticos e polímeros biodegradáveis, representa indústrias que buscam desenvolver uma nova classe de materiais. Esses materiais plásticos são polímeros comprovadamente biodegradáveis /compostáveis de acordo com a EN 13432. Não é necessário nenhum aditivo para atingir essas propriedades uma vez que o próprio polímero já apresenta essas características específicas. Além disso, fontes renováveis, como amido, açúcar e celulose ou óleo vegetal são cada vez mais utilizados na produção desses novos materiais.
Por sua composição, o EcobrasTM ajuda a balancear o ciclo de carbono, ao equilibrar o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição. O Ecoflex®, produzido pela BASF, decompõe-se em poucas semanas em ambientes propícios como centrais de compostagem. Durante o processo de decomposição, o EcobrasTM comporta-se como um composto orgânico normal. Versátil, o plástico pode ser aplicado em embalagens injetadas, filmes para a produção de tubetes para reflorestamento, sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, entre outras possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário