quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SÍNTESE DE POLÍMEROS

Síntese de polímeros é uma disciplina optativa oferecida na grade do curso de Engenharia Química e é disciplina obrigatória do curso de Engenharia de Plásticos. O objetivo da disciplina é estudar as principais técnicas de polimerização e as reações químicas envolvidas.
Os alunos na 9ª fase do curso de Eng. Química e os alunos da 4ª fase do curso de Eng. de Plásticos realizaram no dia 25 de setembro uma aula prática no laboratório de química orgânica.



A aula prática teve como objetivo estudar a reação de polimerização via radicais livre do monômero de estireno para dar origem ao poliestireno. A reação foi conduzida em um processo em suspensão durante 6h. Os alunos puderam verificar que a obtenção destes compostos pode ser conduzida de maneira tranquila em escala laboratorial, mas que em escala industrial os cuidados deverão ser redobrados.
Apesar de a aula ter sido realizada em um sábado cinza, a turma estava animada e obtiveram bons resultados. A síntese envolve a presença de dois agentes de suspensão - fosfato de cálcio e álcool polivinílico, 0,4 g de cada - 50 g de estireno - água e o catalisador peróxido de benzoíla.

O rendimento médio da reação foi de 93%. Após a reação, o produto passou por etapas de filtração, purificação e secagem. A temperatura foi controlada a 90ºC durante as 6h de reação.




2 comentários: