quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Iniciação Científica - Engenharia Química





Síntese de Polímeros Biodegradáveis é o tema de um dos projetos de iniciação científica no IST. Atualmente os alunos Rafael Trento (9ª Fase) e a aluna Jaqueline Sehnem (6ª Fase) obtiveram os primeiros resultados da obtenção do poli(l-ácido-láctico) (PLLA) com uma massa molar ainda pequena de 40.700 g/mol, porém suficiente para a copolimerização com a policaprolactona (PCL). A etapa de copolimerização iniciará na próxima semana e espera-se como resultado um polímero biodegradável, resistênte mecânicamente e flexível, com boas propriedades térmicas.

As reações estão sendo conduzidas em uma câmara "glove box" com atmosfera saturada de nitrogênio construída pelos própios alunos. As reações envolvem condições bastante controladas.

Para a confirmação da reação os alunos usam termogravimetria, calorimetria exploratória diferencial e infravermelho.
As próximas etapas do projeto envolverão o estudo das condições reacionais da PCL (TCC Karilen Endler - 8ª Fase); estudo das condições reacionais do PLLA (TCC - Pámela da Silva e Cristiane Odorizi - 8ª Fase); estudo da biodegradação dos polímeros sintetizados no IST (Trabalho de conclusão de curso do ensino técnico).
Muitos outros estudos podem ser temas de TCC, ou projetos de IC nesta área. Os polímeros biodegradáveis são uma aposta para a substituição dos polímeros convencionais que levam em torno de 100 anos para degradar.

Um comentário:

  1. Depois de muito trabalho, conseguimos nossos primeiros resultados! Agora é batalhar pelos próximos.

    ResponderExcluir