segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Qual é a diferença entre Grafite e Diamante?


Tanto o grafite, aquele usado nos lápis de escrever, quanto o diamante cobiçado pelo seu alto valor são compostos de carbono, unica e exclusivamente. Entretanto, o diamante é extremamente duro usado até em ferramentas de corte. O grafite, macio, usado para escrever é também usado como lubrificante.
O que torna estes materiais tão diferentes entre si é a forma com seus átomos de carbono estão ligados.


No grafite os átomos de carbono formam lamelas hexagonais com estes elementos. Quando friccionadas, as lamelas deslisam umas sobre as outras deixando a marca do grafite no papel.
No diamante, estes hexagonos de carbono estão completamente ligados entre si, formando uma grande rede. Dificilmente consegue-se quebrar um diamante por forças de compressão devido a força destas ligações entre carbonos.
diamante

A química é uma ferramenta perfeita para explicar alguns fenômenos do cotidiano.

25 comentários:

  1. muito interessante, eu adooro química ;DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu odeio químik!! é muito sem graça e xato!!

      Excluir
    2. vc tem super razão!! qual é o seu nome??

      Excluir
    3. Diego e o seu???

      Excluir
    4. se vc odeia a quimica então vc proprio se odeia pq vc é feito dela, fica a dica mané

      Excluir
    5. Você odeia bastante o português também né!

      Excluir
    6. gostei muito da espricação do texto gosto muito de quimica

      Excluir
  2. achei o site mtmt bom, mas pra quem vai mal em quimica, as explicações tem que ser mais explicitas, grata!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Química é muito bom, eu estou começando a estudar agora e estou amando!

    ResponderExcluir
  4. Muito últil. Deu pra sanar algumas dúvidas! ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, ajudou muito no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. muito bom. Vai me ajudar com a recuperaçao de quimica

    ResponderExcluir
  7. eu quero comer o cú de todo mundo até da professora e que geral se foda

    ResponderExcluir
  8. mateus viado bruninho vicent ass.vag902

    ResponderExcluir
  9. gostei de pra fazer um pouco do trabalho.........

    ResponderExcluir