quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vanádio


Alguns Alunos, às vezes, ficam admirados com a nomenclatura de alguns elementos químicos e me perguntam para que tal elemento é utilizado. Pensando nisto, começarei aqui um histórico de alguns elementos químicos.

Hoje, escolhi para comentar, o Vanádio (V).
O elemento de número atômico 23 da tabela periódica possui 51 unidades de massa atômica e apresenta-se no estado sólido a temperatura ambiente. Recebeu este nome em homenagem a deusa Vanadis pelo seu descobridor o mineralogista espanhol Andrés Manuel del Rio no México em 1801.
O vanádio é um metal dúctil, macio em mais abundante que o cobre. É empregado como elemento de liga para o Ferrovanádio (figura), como aditivo de aço inoxidável para instrumentos cirurgicos. Além disso, é empregado em componentes de reatores nucleares, imãs supercondutores, estabilizadores de carbetos e é um dos catalisadores para a obtenção do ácido sulfúrico.
O vanádio, como a maioria dos elementos químicos, não é encontrado no estado fundamental na natureza, mas combinado com outros elementos. Assim os minerais: Patronita (VS4), Vanadinita Pb5(VO4)3Cl e a carnotita K2(VO2)2(VO4)2.3H2O apresentam vanádio na sua composição.

2 comentários: