segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto de Iniciação Cietífica

Muitos alunos têm me procurado demonstrando interesse em participar de projetos de iniciação científica. Isso é muito bom para a carreira profissional do aluno que pode por em prática, durante a faculdade, a teoria que aprendeu em sala de aula.


Aí vão algumas dicas:


O curso de Engenharia Química no IST ainda é um curso novo. A primeira turma se forma em julho de 2011 e por isso só agora é que as primeiras linhas de pesquisa estão sendo criadas.

O curso está consolidando um grupo forte de professores que possuem pesquisas nas áreas:
- Tratamento de efluêntes
- Otimização de processos industriais
- Síntese de polímeros

Assim, o ideal é procurar os professores que possuem projetos nestas áreas e se candidatar a alunos de iniciação científica.

Para isso, o aluno deve ter 20h semanais disponíveis para desenvolver pesquisa nos laboratórios da instituição. Deve gostar de ler e ser comprometido com o projeto. Nem sempre há bolsas de pesquisa disponíveis, por isso é importante manter contato com os professores.

As bolsas de iniciação científica são concorridas e por isso o ideal é que o aluno atenda os pré-requisitos e que o professor se inscreva nos editais que são publicados na página da sociesc: http://www.sociesc.or.br/
Este ano a aluna Joice Dorner da 4ª fase foi contemplada com uma bolsa de estudos para desenvolver um trabalho de síntese de polímeros biodegradávies em 2010. O aluno Rafael Trento, 8ª Fase, desenvolverá seu projeto de conclusão de curso na mesma área.

Os interessados fiquem atentos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário