quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRÊMIO NOBEL

Alfred Bernhard Nobel (1833 - 1896), químico sueco, inventor da dinamite, mistura de trinitotolueno (TNT) em um tipo de argila, deixou uma fortuna de 6 milhões de dólares cujos juros anuais são até hoje divididos entre aqueles que tenham se destacado e prestado bons serviços à comunidade. O prêmio foi criado em 1901 e o ganhador recebe medalha, diploma e 950 mil dólares. São premiados os melhores trabalhos nas áreas de física, química, psicologia ou medicina e literatura. Conta a história que Nobel, após ter assistido o mau uso de seu invento, arrependido, criou a premiação e atentou contra a própria vida.
Em 2010, o prêmio Nobel de química foi dividido entre dois japoneses e um norte-americano. Leia mais no link de sites importantes na barra lateral.

2011 - Ano Internacional da Química - Química para um Mundo Melhor

2011 já está a todo vapor!!!

Apesar de as aulas iniciarem apenas dia 28 de fevereiro para os calouros e 01 de março para os veteranos, as atividades já estão a todo vapor.

Quero comunicá-los que este é o Ano Internacional da Química e que muitos eventos estão programados para que uma data tão importante não passe em branco. O primeiro evento é a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que acontecerá em Florianópolis entre os dias 23 e 26 de maio. É um excelente evento para expormos nossos trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e até mesmo para participarmos de palestras e mini-cursos que também serão oferecidos.

Além destes, muitos outros congressos estão sendo preparados como o FBPOL (abril) o SBPMat (set) entre outros, acessem o link no blog.

As atividades de iniciação científica para o grupo de pesquisa Síntese e Modificação de Polímeros também iniciará na próxima semana com uma reunião no dia 27 de janeiro às 20h na sala O210 aqui no IST.

Já convido a todos para que juntos possamos preparar algum evento para lembrar este ano tão importante para a nossa profissão.

Até logo