quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DESAFIO DE QUÍMICA - SEMANA TECNOLÓGICA



O desafio foi lançado!!!


Participaram do evento 4 alunos do curso Técnico em Química e 16 alunos do curso de Engenharia Química.
O desafio foi lançado na sala A3 do IST na noite de terça-feira (19/10) e as equipes trabalharam durante a quarta, quinta e sexta-feira. Na sexta-feira a noite (22/10), os alunos apresentaram seus resultados para uma banca examinadora constituída pelos professores: Dr. Mauro Moreira, Dr. Carlos Proença, Dr. Rogério Araújo, Msc. Cristiane Hildebrand e Msc. Katiusca Wessler Miranda.

Os desafios foram propostos pelo professor Dr. Carlos Gouvêa:
Desafio 1 - Explicar uma reação química na qual os reagentes ao serem misturados mudavam constantemente de cor, passando do violeta para o azul, do azul para o verde, do verde para o amarelo e do amarelo para marrom.
Desafio 2 - Provar experimentalmente que o CO2 é mais pesado que o ar gerando CO2 a partir de uma reação química.
Desafio 3 - Montar uma pilha eletroquímica de 3V e movimentar um carrinho de brinquedo.
Os desafios empolgaram os participantes que trabalharam duro durante as 60h que tiveram para testar e preparar o experimento.

A equipe vencedora é formada pelos alunos: Gabriel Tomasi, Douglas Maiola, Amanda Coferri, Maicom Clemente (EGQ351), Guilherme Weber (Técnico em Química), Jackson Retzlaff (EGQ 331).

Todos os participantes foram convidados para saborear um rodízio de massas para comemorar os resultados alcançados.

Parabéns a todos os participantes pela iniciativa, todos provaram superar os desafios impostos... característica importante em todo Engenheiro.































quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ENGENHARIA QUÍMICA - Semana Tecnológica

Bombou o stand do curso de Engenharia Química na Semana Tecnológica do IST. Os alunos do curso apresentaram os projetos de iniciação científica envolvendo reaproveitamento de resíduos de caule e folhas de bananeira para a obtenção de um carvão ecológico com o mesmo poder calorífico da bananeira; síntese de polímeros biodegradáveis e desenvolvimento de um reator para a produção de biodiesel e avaliação do combustível obtido em veículos do projeto Baja.
Além disso, o curso promoveu um Desafio para os alunos envolvendo muitos conceitos discutidos durante as aulas teóricas. São três as equipes inscritas no Desafio, no momento estão trabalhando em sigilo para expor os resultados obtidos na próxima sexta-feira às 19h na sala A3 do IST-BV.
Estão todos convidados!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CONVITE SEMANA TECNOLÓGICA IST

No período entre 19 e 22 de outubro o IST realiza a Semana Tecnológica, com uma extensa programação de mini-cursos, palestras, olimpíadas do conhecimento, desafios tecnológicos, feiras de iniciação científica e feiras de produtos e serviços.

O curso de Engenharia Química estará expondo seus trabalhos de Iniciação Científica e de conclusão de curso.

Vale a pena conferir!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Iniciação Científica - Engenharia Química





Síntese de Polímeros Biodegradáveis é o tema de um dos projetos de iniciação científica no IST. Atualmente os alunos Rafael Trento (9ª Fase) e a aluna Jaqueline Sehnem (6ª Fase) obtiveram os primeiros resultados da obtenção do poli(l-ácido-láctico) (PLLA) com uma massa molar ainda pequena de 40.700 g/mol, porém suficiente para a copolimerização com a policaprolactona (PCL). A etapa de copolimerização iniciará na próxima semana e espera-se como resultado um polímero biodegradável, resistênte mecânicamente e flexível, com boas propriedades térmicas.

As reações estão sendo conduzidas em uma câmara "glove box" com atmosfera saturada de nitrogênio construída pelos própios alunos. As reações envolvem condições bastante controladas.

Para a confirmação da reação os alunos usam termogravimetria, calorimetria exploratória diferencial e infravermelho.
As próximas etapas do projeto envolverão o estudo das condições reacionais da PCL (TCC Karilen Endler - 8ª Fase); estudo das condições reacionais do PLLA (TCC - Pámela da Silva e Cristiane Odorizi - 8ª Fase); estudo da biodegradação dos polímeros sintetizados no IST (Trabalho de conclusão de curso do ensino técnico).
Muitos outros estudos podem ser temas de TCC, ou projetos de IC nesta área. Os polímeros biodegradáveis são uma aposta para a substituição dos polímeros convencionais que levam em torno de 100 anos para degradar.

SÍNTESE DE POLÍMEROS

Síntese de polímeros é uma disciplina optativa oferecida na grade do curso de Engenharia Química e é disciplina obrigatória do curso de Engenharia de Plásticos. O objetivo da disciplina é estudar as principais técnicas de polimerização e as reações químicas envolvidas.
Os alunos na 9ª fase do curso de Eng. Química e os alunos da 4ª fase do curso de Eng. de Plásticos realizaram no dia 25 de setembro uma aula prática no laboratório de química orgânica.



A aula prática teve como objetivo estudar a reação de polimerização via radicais livre do monômero de estireno para dar origem ao poliestireno. A reação foi conduzida em um processo em suspensão durante 6h. Os alunos puderam verificar que a obtenção destes compostos pode ser conduzida de maneira tranquila em escala laboratorial, mas que em escala industrial os cuidados deverão ser redobrados.
Apesar de a aula ter sido realizada em um sábado cinza, a turma estava animada e obtiveram bons resultados. A síntese envolve a presença de dois agentes de suspensão - fosfato de cálcio e álcool polivinílico, 0,4 g de cada - 50 g de estireno - água e o catalisador peróxido de benzoíla.

O rendimento médio da reação foi de 93%. Após a reação, o produto passou por etapas de filtração, purificação e secagem. A temperatura foi controlada a 90ºC durante as 6h de reação.