terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tabela Periódica

Um dos cientistas que contribuiu para a organização dos elementos químicos, naquilo que conhecemos hoje por tabela periódica foi o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev. De origem humilde, usou um pouco de criatividade e imaginação, além, é claro, de muito estudo, para organizar os elementos químicos de acordo com as suas propriedades físicas (grupos) e suas propriedades químicas (períodos). Este cientista foi tão brilhante que, imaginando que novos elementos seriam descobertos, deixou espaços vazios para encaixá-los. Assita mais um capítulo da série Mundos Invisíveis que foi exibida no Fantástico em 2007. O Físico Marcelo Gleiser comenta a vida deste colaborador para o desenvolvimento da química.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vanádio


Alguns Alunos, às vezes, ficam admirados com a nomenclatura de alguns elementos químicos e me perguntam para que tal elemento é utilizado. Pensando nisto, começarei aqui um histórico de alguns elementos químicos.

Hoje, escolhi para comentar, o Vanádio (V).
O elemento de número atômico 23 da tabela periódica possui 51 unidades de massa atômica e apresenta-se no estado sólido a temperatura ambiente. Recebeu este nome em homenagem a deusa Vanadis pelo seu descobridor o mineralogista espanhol Andrés Manuel del Rio no México em 1801.
O vanádio é um metal dúctil, macio em mais abundante que o cobre. É empregado como elemento de liga para o Ferrovanádio (figura), como aditivo de aço inoxidável para instrumentos cirurgicos. Além disso, é empregado em componentes de reatores nucleares, imãs supercondutores, estabilizadores de carbetos e é um dos catalisadores para a obtenção do ácido sulfúrico.
O vanádio, como a maioria dos elementos químicos, não é encontrado no estado fundamental na natureza, mas combinado com outros elementos. Assim os minerais: Patronita (VS4), Vanadinita Pb5(VO4)3Cl e a carnotita K2(VO2)2(VO4)2.3H2O apresentam vanádio na sua composição.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Confraternização 2009 - EGQ371




Estas são as fotos da confraternização de final de ano da turma EGQ371 - na primeira foto, a turma toda reunida contou com a presença dos professores Salvelino e Peixoto, além das namoradas e namorados dos alunos...
A revelação do amigo secreto estava animadíssima, na segunda foto o meu amigo secreto Rodrigo e na terceira foto, o aluno Thiago que me tirou como amiga secreta.
Mais um ano de muitas conquistas para esta turma que apresentou no dia 01/12 o resultado final do projeto integrado de engenharia, que por sinal foi um excelente trabalho.
Sucesso a todos e até 2010.











sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Exame de Química Geral

Dicas Importantes

  • Reveja os assuntos discutidos ao longo do semestre, refazendo alguns exercícios. Ao terminar a resolução, faça a você mesmo as seguintes perguntas: (a) por que o exercício foi resolvido desta forma? (b) a resposta faz algum sentido? Se você responder sim para as duas questões você está no caminho certo.
  • Lembre-se que, para ser aprovado em química geral, você deve: (a) conhecer a evolução dos modelos atômicos a as três principais partículas que compõem um átomo (prótons, neutrons e elétrons); (b) conhecer a tabela periódica e as propriedades periódicas dos elementos; (c) saber localizar na tabela periódica a massa atômica, número atômico e nome do elemento químico; (d) establecer ligações iônica, covalente e covalente coordenada entre os elementos químicos e reconhecer as propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos; (e) conhecer a distribuição eletrônica proposta por Linus Pauling; (f) conhecer os números quânticos; (g) conhecer os diversos tipos de reações química e saber identificá-las; (h) conhecer a nomenclatura dos compostos inorgânicos; (i) conhecer o conceito das reações de oxi-redução e sua aplicabilidade; (j) conhecer as relações estequiométricas.

O vídeo abaixo é uma excelente revisão de elétroquímica, assista.

Boa Sorte

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Antoine-Laurent de Lavoisier

Químico francês considerado o pai da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria com a famosa frase "na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Nasceu em 26 de agosto de 1743, filho de uma família que pertencia a nobresa francesa, se formou em direito, mas nunca exerceu esta profissão.
O físico Marcelo Gleiser relata um pouco mais da sua vida no livro "Mundos Invisíveis - da alquimia à física de partículas" da editora globo, além de praticamente toda a história da química e da física. O vídeo abaixo conta um pouco mais desta história e da importância dela para os dia de hoje.

Fonte: www.globo.com\fantastico

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009