segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto de Iniciação Cietífica

Muitos alunos têm me procurado demonstrando interesse em participar de projetos de iniciação científica. Isso é muito bom para a carreira profissional do aluno que pode por em prática, durante a faculdade, a teoria que aprendeu em sala de aula.


Aí vão algumas dicas:


O curso de Engenharia Química no IST ainda é um curso novo. A primeira turma se forma em julho de 2011 e por isso só agora é que as primeiras linhas de pesquisa estão sendo criadas.

O curso está consolidando um grupo forte de professores que possuem pesquisas nas áreas:
- Tratamento de efluêntes
- Otimização de processos industriais
- Síntese de polímeros

Assim, o ideal é procurar os professores que possuem projetos nestas áreas e se candidatar a alunos de iniciação científica.

Para isso, o aluno deve ter 20h semanais disponíveis para desenvolver pesquisa nos laboratórios da instituição. Deve gostar de ler e ser comprometido com o projeto. Nem sempre há bolsas de pesquisa disponíveis, por isso é importante manter contato com os professores.

As bolsas de iniciação científica são concorridas e por isso o ideal é que o aluno atenda os pré-requisitos e que o professor se inscreva nos editais que são publicados na página da sociesc: http://www.sociesc.or.br/
Este ano a aluna Joice Dorner da 4ª fase foi contemplada com uma bolsa de estudos para desenvolver um trabalho de síntese de polímeros biodegradávies em 2010. O aluno Rafael Trento, 8ª Fase, desenvolverá seu projeto de conclusão de curso na mesma área.

Os interessados fiquem atentos....

Projeto de Extensão

Reaproveitamento de Óleo de cozinha para Produção de Sabão

Este é o projeto de extensão do curso de Engenharia Química do IST. Este projeto não é um projeto científico, mas sim uma ação social onde os alunos do curso exercem seu papel de cidadania.
Os alunos recolhem óleo de cozinha usado e o transformam em sabão através de oficinas que acontencem no laboratório de Química Orgânica (E2), em seguida, promovem oficinas como esta em escolas públicas da comunidade, como aconteceu no dia 26 de agosto de 2009 na escola Rudofo Meyer situada na rua Copacabana no bairro Floresta em Joinville. A escola dá continuidade ao trabalho oferecendo oficinas á comunidade nos finais de semana no projeto escola aberta.
No próximo ano daremos continuidade ao trabalho e precisamos de alunos voluntários para levar adiante esta idéia.
Participe!